O Censo Demográfico 2010 do Brasil trará novos questionamentos à população, incluindo a pergunta se há computadores em casa com acesso à internet. Além disso, o próximo censo será o primeiro totalmente digitalizado.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta terça-feira (1/9), no Rio de Janeiro, que cerca de 230 mil recenseadores terão um computador portátil e GPS (Global Positioning System) para trabalhar.
Aproximadamente 58 milhões de domicílios nos 5.565 municípios do Brasil receberão a visita de um recenseador para o Censo 2010.
O presidente do instituto, Eduardo Pereira Nunes, aponta que a informatização não será útil apenas na apuração dos dados, mas também em sua disseminação.
“O IBGE vai oferecer toda a informação ao usuário, que poderá cruzar os dados que desejar, de acordo com a variável de seu interesse. Além disso, os ministérios brasileiros poderão, com estes dados, traçar novas ações nas políticas públicas”, afirma.
Alguns cidadãos poderão responder ao questionário pela internet e, para isso é necessário receber as instruções e o código de acesso fornecido pelo recenseador do IBGE.
O questionário básico terá 16 perguntas e será aplicado em todos os domicílios brasileiros. O questionário da amostra terá 81 perguntas e será respondido por parte da população.
O Censo 2010 está previsto para começar no dia 1º de agosto de 2010. Depois de encerrado, cerca de 140 mil computadores portáteis que serão utilizados na pesquisa serão transferidos para o Ministério de Educação. Os equipamentos serão distribuídos para as redes de professores das escolas municipais.
Material Planejamento de Capacidade e Avaliação de Sistemas
-
Turma,
Segue slide sobre Carga de Trabalho e de Caracterização da Carga de
Trabalho.
Download 1
Download 2
Att,
Pedro
Nenhum comentário:
Postar um comentário