A consultoria ABI Research prevê que o número de usuários de computação em nuvens (cloud computing) em ambientes móveis crescerá em ritmo acelerado nos próximos 5 anos. O número de 42,8 milhões de assinantes em 2008 (1,1% de todos os usuários de telefonia celular) deve saltar para 998 milhões em 2014 (19%).
De acordo com Mark Beccue, analista sênior da ABI, a tendência indica que as aplicações móveis baseadas em cloud computing devem desbancar o atual formato consagrado pelas lojas online de aplicativos das fabricantes de celulares e smartphones.
Beccue afirma ainda que, até o ano que vem, o maior aumento será no total de assinantes móveis que utilizam softwares relacionadas à localização, como aplicativos de navegação e mapas. De acordo com o especialista, 60% dos usuários de serviços móveis baseados em cloud computing terão esse enfoque.
No entanto, outros aplicativos devem começar a ganhar espaço a partir de 2011, como suítes de produtividade para negócios, aplicativos de gerenciamento de vendas, softwares que controlam automação de ambientes físicos - de escritórios ou residências - e ferramentas de colaboração.
A ABI prevê, ainda, que 2010 será o ano em que os maiores fornecedores de plataforma como serviço, caso das norte-americanas Google, Amazon AWS e Force.com, tornarão mais agressivas as campanhas de marketing a favor de seus serviços móveis.
Material Planejamento de Capacidade e Avaliação de Sistemas
-
Turma,
Segue slide sobre Carga de Trabalho e de Caracterização da Carga de
Trabalho.
Download 1
Download 2
Att,
Pedro
Nenhum comentário:
Postar um comentário