ads

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cuidado nas compras on-line

Fazer compras na internet pode ser muito cômodo. Você não precisa se exercitar com carrinhos entre corredores ou enfrentar as longas filas para pagar a conta. Mas nem só de regalias vive o consumidor que aposta na rede. Que o diga quem já sofreu com os chamados calotes virtuais e recebeu gato por lebre depois de digitar os números do cartão de crédito. Foi o caso do estudante de arquitetura Leopoldo Mendes que pediu um mouse pad de uma cor e a empresa fabricante mandou de outra. “Reclamei com eles e acabei recebendo outro”, disse. O mais curioso é que a empresa pediu de volta o equipamento enviado erroneamente, mas não foi pegar. “Acabei ficando com dois”, conta Mendes.
Para o ortopedista e traumatologista Thiago Brustolini o caso foi bem mais difícil de resolver. Ele comprou um computador no site de uma empresa, por sinal o mais caro, e recebeu um outro. “Comprei um Macbook Pro, da Apple, e me enviaram o modelo de entrada (mais barato). Só consegui descobrir após abrir e usar o mesmo, pois na caixa todas as especificações eram do modelo top”, disse Brustolini. Depois de algumas ligações sem êxito, ele devolveu o produto e solicitou o dinheiro de volta, mas não conseguiu. “Precisei entrar na justiça e somente com essa ação consegui o ressarcimento. Mesmo assim, depois de seis meses”, contou.
Mas não é apenas o consumidor que pode ser vítima de calotes. Segundo o especialista mineiro em soluções e negócios virtuais da Web Consult, Leonardo Bortoletto, as empresas também sofrem com o golpe. “O calote, nesse caso, é caracterizado quando uma pessoa entra no site e coloca os dados de outra, mas com seu endereço. O produto é enviado ao golpista mas a pessoa em nome da qual foi feita a compra, quando pega a fatura e vê que não pediu nada pela internet, cancela o pagamento”, afirma Bortoletto.
Para evitar prejuízos, as empresas podem tomar algumas medidas. “O comerciante tem de investir em um projeto de segurança confiável e sempre manter seu banco de dados atualizados”, recomenda o especialista. Com as atualizações em dia, podem ser conferidos os dados como do cartão de crédito e identificação. Evita-se, assim, o envio do produto para a pessoa errada.
O comprador também tem de tomar alguns cuidados. Um deles é prestar atenção no cadeado de protocolo de segurança que fica na parte inferior da tela das páginas de internet. Quando ele aparece, significa que o site ou a empresa investe em segurança. “Outra medida simples e que pode ajudar bastante, é fazer uma pesquisa em sites de busca para saber o que as pessoas que já fizeram compras por meio das empresas de e-commerce acharam do serviço”, explica Bortoletto.
“Vítimas de calotes devem entrar em contato com a gente ou com a polícia, para que possamos investigar o caso”, alerta o coordenador do centro de apoio operacional criminal da Promotoria de Combate aos Crimes na Internet, Joaquim Miranda. Ele lembra que foram denúncias de consumidores que levaram à prisão de um casal em Patos de Minas, sob acusação de crime de estelionato cometido pelo site www.compranet.com.br, que vende produtos eletrônicos. A promotoria recebeu queixas de consumidores que compraram e nunca receberam a mercadoria. “As pessoas tem de tomar cuidado com as compras on-line e sempre pesquisar se o site é confiável”, adianta Miranda. Para entrar em contato com a promotoria basta mandar um email para crimedigital@mp.mg.gov.br .
CONSUMIDOR
Conferir o CNPJ da empresa no site da Receita Federal;
Procurar em algum buscador (Google, por exemplo) pelo nome da loja, buscando referências de outros clientes;
De preferência, fazer compras em sites de lojas já conhecidas e que tenham comentários positivos na internet;
Verificar se os telefones de contato divulgados no site realmente existem;
Conhecer as políticas de entrega e de privacidade da empresa;
Verificar se o site possui certificação digital;
Não comprar produtos através de spam, por e-mail;
Manter o antivírus atualizado e realizar verificações frequentes de vírus e programas maléficos;
Manter seu navegador sempre atualizado;
Fazer compras de preferência em seu computador pessoal;
Após realizar sua compra, fazer logout no site;
Arquivar ou imprimir o pedido feito, a confirmação da loja e eventual e-mail que a loja enviar confirmando a encomenda.

Nenhum comentário: