ads

domingo, 24 de março de 2013

Desenvolvimento de aplicações móveis

Os aplicativos móveis fazem parte da nossa vida e nos ajudam em diversas tarefas. A tendência é que o desenvolvimento de aplicativos móveis aumente bastante, pois como os smartphones estão cada vez mais acessíveis,  a demanda por este tipo de aplicação aumentará.

Android x iOS

Os dois principais Sistemas Operacionais hoje para dispositivos móveis são o Android da Google e o iOS da Apple. Existem outros como o Blackberry OS  e Windows Phone, que vem crescendo em número de usuários. O ideal é desenvolver aplicativos para todos estes S.O. para garantir maior visibilidade de seu produto ou empresa. Eu optei por começar desenvolvendo para Android por ser a plataforma mais utilizada no Brasil e pelo fato de utilizar a linguagem de programação Java. Quem optar por desenvolver para iOS, terá que aprender Objective C.

Uma alternativa é usar o PhoneGap, assim como o Facebook faz. PhoneGap permite, através do uso de HTML5, Javascript e CSS o desenvolvimento de aplicações móveis para iOS, Android, Blackberry, Windows Phone, Bada OS, WebOS, etc. Pretendo em breve iniciar os estudos do PhoneGap para desenvolver apps para diferentes tecnologias com o mesmo código fonte.

A seguir postarei alguns aplicativos que desenvolvi para Android.  Até lá!

Nenhum comentário: