ads

quinta-feira, 16 de abril de 2009

IBGE lança serviço gratuito de processamento de coordenadas para usuários de GPS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passa a disponibilizar, a partir de quinta-feira, 2 de abril de 2009, o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP), um serviço online gratuito que processa dados gerados por receptores GPS para obter a latitude, longitude e altitude de pontos no território brasileiro.
O sistema vai permitir que os usuários de equipamentos de GPS topográficos e geodésicos obtenham coordenadas de alta precisão no Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (Sirgas2000), oficialmente em uso no Brasil.
Ao lançar o serviço PPP, o IBGE oferece, de forma pioneira na América Latina, uma ferramenta de processamento de dados GPS que tornará desnecessário que o usuário tenha conhecimentos técnicos profundos para a obtenção de coordenadas de maior precisão. Outra vantagem é que o profissional que faz uso do GPS para suas atividades não precisará comprar um software para processamento dos dados. Com o sistema oferecido pelo Instituto, será necessário apenas o envio de poucas informações, para que o tratamento seja feito sem custo.
Passo a Passo
Para utilizar esse serviço, o usuário deverá enviar as seguintes informações ao IBGE:1. Os dados GPS, preferencialmente comprimidos (para reduzir o tempo de recebimento das informações pelo sistema); e2. O tipo e valor da altura da antena utilizada no levantamento.
Os resultados serão enviados em poucos minutos, através do e-mail fornecido pelo usuário quando submeteu os dados para processamento.
Só serão aceitos dados que tenham sido coletados após 25 de fevereiro de 2005, data a partir da qual o SIRGAS2000 foi adotado oficialmente no Brasil. Os dados deverão ser submetidos pelos usuários após 48 horas da conclusão da coleta.
Cooperação internacional
O IBGE-PPP faz uso do aplicativo de processamento CSRS-PPP, desenvolvido pela Divisão de Geodésia do Natural Resources of Canada (NRCan). A licença de uso do sistema foi disponibilizada ao IBGE, para uso no território nacional, através do Projeto de Infraestrutura Geoespacial Nacional (PIGN), objeto de cooperação entre o IBGE e a Universidade de New Brunswick, no Canadá, apoiado pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (CIDA) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O software para processamento das coordenadas está acessível no linkwww.ppp.ibge.gov.br

Fonte: MUNDOGEO

Nenhum comentário: